top of page
  • Foto do escritorDiário de Caucaia

Novo protesto pela reabertura de academias é marcado em Fortaleza

O movimento “Somos essenciais”, composto por empresários, marcou novo protesto para este domingo, 18, como forma de pressionar o governo estadual a autorizar o retorno das atividades e reabrir espaços para prática de exercícios físicos. O ato deve ocorrer na Praia de Iracema. Fortaleza avança para a 4ª fase do Plano de Retomada econômica e comportamental. Escolas, bares e academias ainda estão proibidas de abrir. A medida visa proteger e evitar a proliferação do novo coronavírus na capital.

“Buscamos o retorno para continuar fazendo o que fazemos de melhor, que é cuidar das pessoas, resgatamos vidas, cuidamos da saúde da população. Buscamos respeito e reconhecimento das autoridades”, diz Rodrigo Alves, integrante do “Somos essenciais”. Segundo ele, o protesto deve seguir os protocolos sanitários, com distanciamento, uso de máscara e álcool em gel.


Em vídeo publicado nas redes sociais, Rodrigo agradece aos participantes do último ato, na sexta-feira, 17. O roteiro teve parada no Palácio da Abolição, sede do Governo estadual, e no Paço Municipal. “Fizemos o nosso movimento, do início ao fim, de forma pacífica, ordeira. Nunca. Nunca tratamos de qualquer forma de violência dentro dos nossos grupos de organização do movimento”, declarou.

Em seguida, o professor diz que os manifestantes foram surpreendidos com a notícia da condução de dois participantes à delegacia. A dupla é suspeita de planejar e ameaçar ataques terroristas contra a casa do governador Camilo Santana (PT). “Não estamos aqui para dizer que são culpados ou não. Mas a conotação que foi colocado na mídia é como se o movimento tivesse tratado desse assunto como algo orquestrado no Whatsapp. Foi um fato isolado”.


(Foto: Reprodução/Instagram)


De acordo com a Secretaria de Segurança Pública, os suspeitos confessaram a autoria dos áudios contendo as ameaças de bomba caseira, mas afirmaram que não deram prosseguimento ao plano. As ruas do entorno da residência do chefe do Executivo Estadual chegaram a ser fechadas para impedir a ação criminosa. A dupla foi encaminhada ao 2º Distrito Policial (DP), no bairro Aldeota, e detida pelo crime de ameaça, previsto no artigo 147 do Código Penal. “A mídia tratou como se fosse algo realmente danoso ao governador”. Segundo ele, o inquérito da ocorrência classifica a ação dos dois suspeitos como “brincadeira”. Rodrigo Alves acusa ainda a associação de personais do Estado do Ceará e membros do Conselho Regional de Educação Física da 5ª Região (CREF5-CE) de desmobilizar e desqualificar o movimento.

Por meio das redes sociais, O CREF5-CE publicou nota de repúdio também na tarde deste sábado. No texto, a entidade afirma que considera válida qualquer manifestação pacífica a favor da valorização e da retomada dos profissionais de educação física do Estado. No entanto, rejeita e diz não compactuar com nenhum ato de violência, seja verbal, física ou por meio de artefatos, como bombas caseiras. O trecho refere-se ao ataque planejado contra à casa do governador Camilo Santana.

O CREF5 diz ainda que o ato tornado público na última sexta-feira, 17, quando ocorria a manifestação dos educadores físicos, atrapalhou as negociações em curso com o grupo de retomada do Governo estadual. "O CREF5 continuará o diálogo com o GT, na tentativa de conquistar a retomada gradual do setor, nas próximas etapas".

Por O Povo

33 visualizações0 comentário
bottom of page